MAIO, O MÊS DAS NOIVAS! O mês passou, mas elas são sempre especiais…

MAIO, O MÊS DAS NOIVAS! O mês passou, mas elas são sempre especiais…

jun 4, 14 • Em esfera mix, geral, novidades

“O homem só é homem porque soube reunir-se ao homem”

(George-Louis Leclerc de Buffon)

O casamento é uma das instituições mais antigas do mundo, ocorrendo mudanças e transformações ao longo da história. Na idade antiga, o casamento era um acordo formal entre o noivo e o pai da noiva que implicava no pagamento de um dote por parte do pai e havia uma celebração religiosa domiciliar, a união não levava em conta a vontade da noiva, muito menos o consentimento.

Aos poucos um novo ideal de casamento se constitui, partindo do AMOR mútuo entre dois seres. O casamento por amor mesmo, passa a ocorrer depois da revolução industrial com o capitalismo, onde as mulheres entram para o mercado de trabalho e deixam de ser propriedade exclusiva da família.

A cerimônia de casamento nasceu na Roma antiga, incluindo o ritual da noiva se vestir especialmente para a cerimônia, o que acabou por se tornar uma tradição.noiva

  • Bouquet da noiva: origem medieval, nesta época as mulheres levavam ervas aromáticas para espantar os maus espíritos. Aos poucos os ramos tornaram-se um hábito em todos os casamentos usando flores.
  • Vestido de noiva: o primeiro vestido branco foi usado na Inglaterra pela Rainha Vitória. A cor branca do vestido de noiva só foi popularizada no século XIX. Antes disso, não havia cor específica para cerimônia, a cor mais utilizada era o vermelho, que simbolizava “sangue novo” para continuação da família. O branco acabou sendo o preferido por simbolizar castidade e pureza.
  • Véu da noiva: o uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia. Os gregos acreditavam que a noiva, ao cobrir o rosto, ficava protegida do mau olhado das mulheres e da cobiça dos outros homens. Também tinha o significado especial para a mulher: separava a vida de solteira da vida de casada e futura mãe.
  • Grinalda: a grinalda teve sempre como objetivo, distinguir a noiva dos outros convidados, fazendo com que se pareça com uma rainha. Quanto maior a grinalda, maior o status de riqueza.
  • Posição dos noivos no altar: a noiva deve estar sempre do lado esquerdo do seu noivo, esse motivo tem origem nos anglosaxóes. O noivo, temendo rapto da noiva, deixava sempre o braço direito livre para retirar a sua espada e protege-la.
  • Beijo:  O primeiro beijo trocado pelos noivos no encerramento da cerimônia teve diversos significados ao longo dos tempos. Muitas culturas acreditavam que o casal trocava espíritos na respiração e parte de suas almas também eram compartilhadas. O beijo nupcial que se pratica em alguns países teve a sua origem na época feudal. Significa uma homenagem que o noivo fazia à família da noiva.
  • Alianças: a aliança simboliza um círculo, ou seja a ligação perfeita sem final da união do casal. O circulo para os Egípcios representava a eternidade, como o amor, que deveria durar para sempre. A utilização na mão esquerda ocorre por que neste dedo (anular esquerdo) específico passa uma veia que vai direta ao coração. Esse costume se mantem até os dias atuais.aliancas-de-casamento-com-rosas-2
  • Lançamento do arroz: origem asiática, sinônimo de prosperidade. A tradição de atirar os grãos de arroz sobre os noivos após a cerimônia teve origem na China, onde um Mandarim quis mostrar sua riqueza, fazendo que o casamento da sua filha se realizasse sob uma “chuva de arroz”. Acreditava-se que o lançamento de arroz nos noivos após a cerimônia era um oferecimento de fertilidade. Comer arroz e outros grãos garantia saúde, riqueza e felicidade ao jovem casal. Hoje atiramos arroz nos noivos na saída da igreja como sinônimo de fertilidade, felicidade e prosperidade.
  • Bolo de Casamento: este costume vem desde os tempos romanos, há séculos o bolo simboliza boa sorte e festividade. Nos tempos romanos, a noiva comia um pedaço de bolo e exprimia o desejo que nunca lhes faltasse o essencial para sobreviver. Atualmente o corte do bolo constitui um dos momentos mais importantes da festa. O noivo pousa as mãos sobre as da noiva para segurar a faca, procedendo juntos o corte do primeiro pedaço do bolo, simbolizando partilha e união.
  • Lua-de-Mel: o termo lua-de-mel vem do tempo em que o casamento era um rapto, muitas vezes contra a vontade da noiva. O homem apaixonado raptava a mulher e escondia durante um mês (de uma lua cheia até a outra) num lugar afastado. Durante esse período, tomavam uma bebida fermentada, a base de mel, que devia durar 28 dias, o tempo do mês lunar, nesse período a mulher se renderia a casar com o “ladrão”.
  • Noivo não pode ver a noiva vestida para a cerimônia: É uma tradição milenar praticada por quase todos os povos. Em alguns países árabes, o casamento, especialmente dos muçulmanos, ainda hoje é celebrado entre o pretendente e o pai da noiva (esta aguarda em outra sala). Somente depois da celebração do casamento pelos homens é que a noiva se encontra com o futuro marido. A tradição também ensina que o homem não deve tocar em nenhum pertence da noiva, para não quebrar o encanto do matrimônio. Pode-se tocar apenas em objetos de vidro e ouro. 

Dicas de Beleza para as Noivas!!!!

 O dia do casamento é um dos mais importantes na vida de uma mulher, e quem não quer estar linda e diva não é?!! Nossas dicas dessa semana para as noivas mais lindas que sempre sonharam com esperado dia!

SONO DE BELEZA…

A pele é uma das coisas que mais afetadas se você não estiver com o sono em dia. Dormir bem e estar relaxada transparece um ar descansado, pele com brilho e aparência saudável, regenera as células, além de deixar qualquer pessoa com ótimo humor. A opção ideal é uma massagem relaxante especial e uma hidratação facial!

A MAQUIAGEM…

Na maquiagem de noiva: menos é mais. Esqueça as tendências de cores e opções de moda. O ideal é optar pelo sofisticado e elegante. Pense no momento em que for ver suas fotografias anos depois e não ter vontade de suicidar sua maquiadora: simples e elegante nunca passa de moda.

 Produtos à prova de água: Uma noiva deve prever da probabilidade de não conter a emoção uma lágrima ou outra aparecerem… Na maquiagem os produtos escolhidos devem ser à prova de água, evitando maiores problemas. A máscara de cílios à prova de água é essencial para uma noiva, prevenindo um borrão de rímel pelo rosto. Nos lábios o ideal é um batom de longa duração, que deve durar bastantes horas, e não ter que se preocupar com o retoque.

Dê ênfase à sua melhor parte: No make de noiva, escolha por dar apenas ênfase a uma característica sua: olhos ou boca. Se tem olhos marcantes então opte por uma maquiagem que os valorize; se os seus lábios são a sua melhor característica, então deixe os olhos para segundo plano e realce a sua boca.

O VESTIDO… 

O vestido dirá o estilo da noiva e irá conduzir na escolha do cabelo e da maquiagem. Por exemplo, se o vestido for delicado, eleja por um penteado e make mais delicados; se o vestido for mais ousado, então o penteado e a maquiagem da noiva terão de segui-lo.

E NÃO ESQUEÇA…

Poucos dias antes do casamento  para o dia do casamento nem pensar fazer um corte de cabelo mais ousado, uma coloração mais arrojada, fazer uma exposição ao sol radical, uma cirurgia estética, etc… esqueça. Faça procedimentos de beleza antes do dia do casamento, para dar tempo de melhorar se algo de diferente ocorrer. Procure sempre por um profissional esteticista especializado!

A hidratação é essencial a uma pele iluminada. Beba bastante água, ingira antioxidantes, e evite o álcool, pois é um grande desidratador da pele.

No mais, a beleza de uma noiva fala por ela!

Boa sorte a todas que esperam e sonham com o seu dia!!!!

 

1972302_629265587122183_2051532014_n
 Allana Salinet   
Docente do CST em Estética e Cosmética
ULBRA Carazinho
 

1004726_428712037236673_1732986268_n

 Anielle de Vargas
Coordenadora e Docente do  CST em Estética e Cosmética
ULBRA Carazinho

 

Scroll to top